segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Taekwondo entendendo o diagrama do Poomsae Taegeuk

Taekwondo entendendo o diagrama do Poomsae Taegeuk
Taegeuk
Taegeuk é um símbolo que representa os princípios da criação do cosmos e as normas da vida humana.
A circunferência da marca de Taegeuk simboliza o infinito; as duas partes, vermelho e azul, dentro do círculo simboliza o yin negativo e o yang positivo, que giram toda a hora.
Consequentemente, Taegeuk é a luz que unifica o cosmos e a vida humana e seu infinito significam a energia e a fonte da vida.
O yin e o yang representam o desenvolvimento do cosmos e a vida humana e a união de metades simétricas, tais como negativo e positivo, dureza e leveza, matérias e anti-matérias.

Os oito sinais de barra chamados Gwae fora do círculo são assim organizados para ir junto com o Taegeuk em um sistema em ordem.
Uma barra significa o yang e duas barras o yin, ambos que representam a criação da harmonização com os princípios básicos de todos os fenômenos do cosmos.
O Taegeuk, o infinito e o yin-yang são os três elementos que constituem o trio filosófico como mencionado no Samil Sinko, a escritura do povo coreano.

Símbolo Taegeuk atual
Símbolo Taegeuk antigo
A origem da denominação de Taegeuk


De acordo com o velho livro de história "Sinsi Bonki", por volta de 35 A.C., o filho do 5° imperador da Dinastia de Hwan-ung na antiga nação da raça Tongyi, cujo nome era Pokhui, teria recebido através da observação do Céu, uma ordem Divina a respeito da introspecção das verdades universais, que constituem nos oito Gwes.
E essa história foi passada por gerações através do Rei Mun, Chou Tsu, Confúcio e os estudiosos da Kim Il bu, todos descendentes da raça de Tongyi.
E os estudiosos da Kim finalmente completaram as presentes marcas do Tae Geuk.


Fonte: Taekwondo

Nenhum comentário:

Postar um comentário