quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Taekwondo o Poomsae Taegeuk

Taekwondo o Poomsae Taegeuk
Poomse Poomsae
Os poomsae de Taegeuk foram estabelecidos na base da filosofia profunda de Taegeuk a ser treinada pelos iniciantes de Taekwondo.
A linha e a posição são baseados na invariável base do Taekwondo.
A unidade do Taegeuk é a estrutura deste poomsae, cada Gwe que está sendo representado em um poomsae de Taegeuk, que esclarece o espírito de Taekwondo e a profundidade de técnicas de Taekwondo.
A partir da faixa amarela 8° GUB, o praticante de Taekwondo começa a receber ensinamentos de diagramas mais complexos.
Esses diagramas, bem treinados, com concentração e mente aberta, dão ao praticante maior equilíbrio interior, aumentando a sua concentração, melhorando a sua coordenação psico-motora, sua determinação e desenvolvendo, a compreensão dos opostos inerentes ao Yin-Yang, através das sucessões de movimentos rápidos, fortes e lentos, suaves.
De maneira análoga, na própria vida, precisamos saber alternar momentos de decisões fortes e rápidas com momentos de reflexões suaves e serenas.
Os Poomses se dividem em Pargue e Taegeuk:
Pargue Pal-Gwe
Um dos escritos filosóficos mais antigos do oriente é o “I Ching: livro das mudanças”.
De acordo com os ensinamentos desse livro, há oito princípios básicos e opostos entre si Céu e Terra, Macho e Fêmea, Luz e Sombra, Bem e Mal chamados Pargue que, de acordo com a maneira com que interagem entre si, podem ser entendidos como o espelho de tudo o que ocorre no Universo.

O conceito dos pargues, portanto, repousa sobre as mudanças e as interações entre esses diferentes elementos - é um mundo de pólos opostos.

No Taekwondo, os oito Poomsaes Pargues existem para dar ao praticante um entendimento dos princípios básicos da arte, que são caracterizados pelo contraste, movimento e repouso, conflito e harmonia, assim correspondendo à idéia do Pargue.
Atualmente não se usa mais a série de poomsae pargue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário