domingo, 3 de agosto de 2014

Taekwondo as formas do POOMSAE

Taekwondo as formas do POOMSAE
As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma seqüência lógica e definida.
O estudante praticava sistematicamente com vários oponentes imaginários em diversas situações usando todas ferramentas de ataque e bloqueio possíveis em diferentes direções.
Estas práticas de formas capacitam o estudante a treinar muitos movimentos fundamentais em série, desenvolver técnicas de combate, melhorar a flexibilidade dos movimentos, condicionar o físico, desenvolver músculos, controlar a respiração, desenvolver movimentos fluidos e suaves e ganhar ritmicidade dos movimentos.
Capacitava também o estudante a adquirir determinadas técnicas especiais que não poderiam ser obtidas por outro exercício básico ou de combate.
Uma FORMA pode ser comparada a uma unidade tática se o movimento for um treino individual de um soldado ou a um alfabeto se o movimento for comparado a um treino individual de uma letra.
De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza.
Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POOMSAE são um barômetro mais crítico na evolução das técnicas individuais.
A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos componentes do organismo.

Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções.

É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início.
Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POOMSAE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário